A vida urbana e globalizada fez com que a população passasse a escolher a comodidade como estilo de vida, sem pensar nos malefícios que ela pode trazer. Mas, com a chegada das novas gerações e a volta das discussões relacionadas à sustentabilidade e assuntos sociais, algumas pautas estão se tornando relevantes novamente. O uso da bicicleta como meio de transporte é um deles.
Por isso, escrevemos esse artigo mostrando os benefícios do uso da bicicleta como modal e tudo o que você precisa saber para escolher o melhor equipamento para usar no seu dia a dia.
Boa leitura!
Modal sustentável
Segundo dados de um relatório elaborado pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema), a emissão de gases de efeito estufa de carros e motos aumentaram 192% entre 1994 e 2014 no Brasil. Desta forma, não é nem preciso calcular onde iremos chegar se não implementarmos soluções que diminuam essa produção exacerbada de dióxido de carbono (CO²).
A bicicleta é um forte aliado nesse sentido, pois o equipamento não produz CO². Consequentemente, é isento de poluição. Além disso, nas grandes metrópoles do país, como Rio de Janeiro e São Paulo, é possível reduzir até 19 minutos do trajeto que seria feito de carro. Isso é equivalente a mais de seis horas livres por mês.
Melhor custo-benefício
Usar a bicicleta como meio de transporte também é bom para o bolso. O automóvel envolve custos com a gasolina, que desde 2001 teve um aumento de 36%. Em alguns casos, ainda adiciona-se o custo do estacionamento diário. Sendo assim, um estudo realizado pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) apontou que é possível economizar mais de R$ 400,00 mensais com a mudança de modal.
Para a jornalista Tatiana Perry, 23 anos, a escolha da bicicleta como meio de transporte foi uma das melhores para a sua rotina.
“Além de estar ajudando o meio ambiente, usar a bicicleta para me locomover diariamente me fez economizar dinheiro e tempo. Desta forma, chego muito mais rápido no trabalho e economizo bastante. Como acabei de sair de casa, a economia que estou fazendo com o transporte está sendo investida em outros lugares. Além disso, a bicicleta está me auxiliando a mudar um outro hábito.”, diz.

Benefícios para a saúde
O hábito citado acima pela jornalista é o da atividade física. Para quem tem preguiça de entrar em uma academia ou não tem hora para sair do trabalho, usar a bicicleta como meio de transporte é ideal para realizar atividade física diariamente. São inúmeras as vantagens para a saúde, mas podemos destacar as mais relevantes, como:
- Aceleração do metabolismo
- Melhora da saúde cardiovascular
- Redução do colesterol
- Fortalecimento dos músculos
- Auxilia a perda de peso
- Diminui o estresse
Escolha a bicicleta certa para você utilizar como meio de transporte!
Um dos pontos mais interessantes da bicicleta é que não há restrição de idade para utilizar o equipamento. Desta forma, o uso pode ser incentivado em todas as gerações, pois é um aparelho totalmente adaptável.
Falando nisso, é importantíssimo que você escolha a bicicleta que melhor se adapte à sua ergonomia. Caso o posicionamento do assento, pedal, guidom esteja errado, pode, a médio/longo prazo, acabar trazendo lesões.
Por isso, antes de comprar o equipamento, é indicado que você faça um Bike Fit.
Mas afinal, o que é Bike Fit?
Bike Fit é a ciência que ajusta/adequa a bicicleta ao corpo do ciclista, independente da modalidade e tipo de equipamento. Com o uso de um avançado software, o profissional de Bike Fit consegue mensurar os seus tamanhos e indicar quais são as peças da bicicleta ideais para o seu tipo de corpo.
Para o analista de sistemas Arnaldo Cadena, realizar o Bike Fit foi crucial para ele evitar lesões e melhorar a performance.
“Hoje em dia, pratico modalidades de ciclismo de alto impacto, inclusive no exterior. Realizei o Bike Fit para todas as minhas três bicicletas. Sendo assim, posso confirmar com todas as letras: faz toda a diferença na minha performance e saúde”, comenta.
[…] o artigo Bicicleta como meio de transporte: veja os benefícios para descobrir os benefícios no cotidiano da via […]